segunda-feira, 27 de julho de 2009

A gripe! Um cenário indesejável.

"Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, em todo o Mundo, 816 pessoas morreram depois de terem contraído o vírus H1N1. A OMS refere ainda que a gripe A já está a chegar aos 200 mil casos e que a doença deverá atingir todos os países do planeta muito brevemente. Na Europa, mais de 16 mil doentes foram confirmados com a doença, entre eles mais de 30 mortais. Em Espanha morreu o sexto paciente com gripe A, durante o passado fim-de-semana. O último relatório da direcção-geral de saúde refere que em Portugal, os casos de infecção pelo vírus H1N1 ascende já aos 239 casos."
Será que há a necessidade de uma preocupação? Não devemos no entanto cair no erro de não darmos valor a esta pandemia, devemos, pelo contrário tomar todas as precauções indicadas, no entanto, não alarmemos a população, não encham as Urgências quando a pandemia vier em força. Factos cientificos indicam que a humanidade, ou grande parte dela evoluirá e desenvolverá imunidade a este vírus, mas o pior ou o cenário indesejável é mesmo a mutação do vírus. Não nos esqueçamos que a gripe sazonal normal mata mais pessoas que esta nova gripe.
Precaução, prevenção e promoção são 3 das muitas palavras do século, devem ser seguidas sagradamente e de uma forma escrúpula.

Sem comentários: