quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Os truques dos Espertalhões" by Tânia Pereirinha, in Sábado


Excelente reportagem e uma boa síntese descritiva. Deleitei-me ao ler estes excrimínios de que os Portugueses são capazes. Trata-se do povo Português, um povo que se diz "civilizado" e "amado" por todos. É dificil nao gostar dos Portugueses, eu sei, mas muitos deles são espertalhões e cavalos de corrida. Achei ilustrativo e bastante real, espectacular o modo como as pessoas fazem esses desvios do normal funcionamento da vida.


APRENDI que a educação tem aqui um papel crucial, senão único. No Japão "são ensinados para serem bons cidadãos, jogarem em equipa e obedecerem a regras", enquanto que nos países industrializados a coisa cheira de maneira diferente.


Coisas horríveis e que se verificam. Adoro visualizar estas cenas e saber que as pessoas que o fazem sabem que estão a ser vistas, adoro o à vontade delas e o descaramento. Capacidade intrigante e por vezes vantajosa. Aqui ficam coisas que me deixaram de boca aberta, com o riso a querer surgir, quase cómico.


Lixo alimentar nas ruas e transportes públicos; ("oh, é publico mas eu para a próxima penso que já estará limpo")


Filas de espera, sim, filas de espera, onde os portugueses sao bastante respeitadores e glamorosos;


Respeito pelos lugares destinados a deficientes. Eu sei que pode soar um pouco a brutalidade, mas esses "deficientes" falsos deviam ter mesmo um lugar só para eles: o reservatório das sanitas públicas de Lisboa, para não referir outra cidade...


Condução em Português: "oh filho da p...; oh cabrão tu não vês; oh sua p... de merda, vê por onde andas; oh burra do c......, sai da frente". Adoro este Português, transcede-me e deixa-me com aquele sentimento de nostalgia, quando voltamos a casa depois de uns bons tempos fora dela.


A indiferença do gesto "oh deita para o chão, uma coisa tão pequena, que mal tem, não vamos agora andar à procura de lixo so para deitares isso fora! Tenho pressa!"

Sem comentários: