segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Boas capacidades de resposta.


Tudo tem servido para criticar as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde, tudo tem apontado o dedo de forma incriminatória a este conjunto de pessoas que tudo estão a fazer para que a "pandemia" a que estamos a assistir nao se abata escuramente em Portugal. Aliás, acho incrivel a contestação visto que para já as acções têm sido de uma eficácia implacável. 2000 casos ou já superior a isso, nao interessa contar os casos por dia, interessa sim, agora, estabelecer estratégias, já estabelecidas, o tratamento e a profilaxia.
Tratamento é muito complexo, porque as pessoas estão assustadas, amedrontadas com o facto de poderem morrer ou serem afectadas pelo vírus da gripe. A profilaxia írá chegar, a seu tempo.


Então o que falta?

Conhecimento acima de tudo. O desconhecimento da população é inaceitável, existe de facto uma inércia de ambas as partes. Tanto da população, que não quer saber como das instituições de saúde que não explicam. Mas o cliente/utente tem de ser responsável pela sua saúde.


Grande simplicidade e encontra-se muito esclarecedor o site da Gripe na Direcção Geral da Saúde. O microsite da Gripe, leiam e tentem aprender algo. Todas as técnicas de profilaxia, de prevenção do alastramento do vírus.



Sem comentários: