segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Prevenção de Tétano neonatal e do puerpério.

A prevenção deve ser realizada muito antes da gravidez e da sua decisão.


É desejável que cada mulher receba, pelo menos, 5 doses de toxóide tetânico antes de engravidar, independentemente de se tratar da forma monovalente ou combinada da vacina, sendo que um dos reforços deve ser feito no início da idade fértil (situação normal quando se cumpre o PNV). Cada contacto com os profissionais de saúde é uma oportunidade de vacinação que não deve ser perdida.


A decisão de vacinar contra o tétano durante a gravidez, assim como o número de doses a administrar, deve basear-se no número total de doses de toxóide tetânico recebidas durante toda a vida da grávida - independentemente de se tratar da forma monovalente ou combinada da vacina - e no número de anos decorridos desde a última dose. A vacina a utilizar é a Td.


É desejável que uma mulher não vacinada na infância/adolescência seja vacinada com um mínimo de 5 doses de toxóide tetânico durante a idade fértil.

E não esquecer que a vacina VASPR está contra-indicada durante a gravidez. No entanto, não é necessário apresentar um teste de gravidez negativo para efectuar a vacinação com a VASPR.

Sem comentários: