segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Perguntas relevantes no colesterol...

Algumas das questões que nos colocam e que para não nos "embabacarmos" temos que ter na ponta da língua...

AS PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS TAMBÉM DEVEM PREOCUPAR-SE EM BAIXAR OS SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL?


Segundo o National Heart, Lung, and Blood Institute (US) a resposta é SIM. Nos E.U.A. os mais velhos são precisamente aqueles que registam uma maior incidência de doenças cardíacas, pelo que vão beneficiar com uma diminuição dos níveis de colesterol. Foi já comprovado que a redução do colesterol está associada a uma redução do risco de acidentes vasculares cerebrais. Os idosos que não sofrem de doença coronária podem diminuir esse risco mantendo o colesterol num nível baixo.

PODERÁ O COLESTEROL ELEVADO SER UM PROBLEMA GENÉTICO?

Sim. Os genes têm influência na percentagem de LDL-colesterol pelo facto de determinarem a rapidez com que este se forma e se elimina no sangue. Um tipo específico de colesterol elevado com características hereditárias e que afecta 1 em 500 pessoas é a hipercolesterolemia familiar, sendo frequentemente a causa de doença cardíaca. Mesmo que não tenha um tipo genético específico de colesterol elevado, os genes serão sempre um aspecto a ter em conta no que se refere aos níveis de LDL-colesterol.

http://www.medped.org/

NO CASO DAS MULHERES, OS NÍVEIS DE COLESTEROL PODEM SER INFLUENCIADOS PELA MENOPAUSA?

Sim. Antes da menopausa, as mulheres apresentam, normalmente, níveis de colesterol total inferiores aos dos homens com a mesma idade. À medida que ambos vão envelhecendo, os níveis de colesterol no sangue aumentam até aos 60 - 65 anos. Nas mulheres, é frequente verificar-se que a menopausa tem como consequência um aumento dos níveis do LDL-colesterol e uma diminuição dos níveis do HDL-colesterol. É por isso que após os 50 anos as mulheres passam a ter, geralmente, níveis de colesterol total superiores aos dos homens com a mesma idade.

O STRESS TAMBÉM PODE AFECTAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL?

O termo "stress" designa o estado resultante da resposta de um indivíduo a factores de natureza física, química, emocional ou ambiental. Tanto pode significar um esforço físico, como uma pressão psicológica. Cada pessoa sente o stress de maneira diferente e reage de formas igualmente diferentes.

O stress pode levar a um aumento do colesterol na medida em que exerce a sua influência sobre os hábitos de um indivíduo. Algumas pessoas procuram confortar-se, durante períodos de maior stress, com uma alimentação excessiva ou à base de alimentos mais ricos em gorduras ou fumando. São os teores de gorduras saturadas e de colesterol contidos nestes alimentos que contribuem para um colesterol elevado, e não o stress.

QUAIS OS EFEITOS DA DIABETES SOBRE O COLESTEROL?

Ter diabetes constitui um importante factor de risco para a doença cardíaca. Uma vez que o risco de um diabético poder ter um ataque cardíaco é tão elevado como o risco de um indivíduo que já sofra de doença cardíaca, os limites para o LDL-colesterol e os tratamentos para baixar o colesterol são basicamente os mesmos para ambos.

É comum verificar-se que os diabéticos têm níveis elevados de triglicéridos e níveis baixos de HDL. Uma vez controlado o nível de LDL, dever-se-à permanecer atento aos níveis elevados de triglicéridos e aos níveis baixos de HDL.

Sem comentários: