quarta-feira, 22 de abril de 2009

INR?? índice de Normalização Internacional...

É camuflado, mas importante, por vezes vemos esta sigla nos resultados das nossas análises e ficamos duvidosos do que poderá ser. É um valor importante para os médicos, enfermeiros, analistas, enfim, todos os profissionais de saúde. Importante para quem se prepara para uma cirurgia, ou quem faz profilaxia da TVP, ou profilaxia de Embolismo Pulmonar, entre muitos outros problemas...
O que é?
O tempo da protrombina, ou a pinta, teste medem o tempo onde toma seu sangue para dar forma a um coágulo. Este teste é chamado igualmente frequentemente protime.
Os resultados do teste do tempo da protrombina podem variar do laboratório ao laboratório, assim que os fornecedores de serviços de saúde usam uma relação chamada a INR (relação normalizada internacional) para poder esclarecer as diferenças.
Qual a razão de ser feito?
O PT/INR é feito geralmente para medir o efeito de sangue-diluir medicinas (anticoagulantes), como o warfarin (Coumadin).
Se você tem um problema médico tal como a fibrilação atrial ou o thrombosis profundo da veia, ou teve uma válvula de coração substituída, seu sangue é mais provável dar forma a coágulos. Os coágulos podem obstruir vasos sanguíneos e possivelmente causar um cardíaco ou um curso de ataque. Seu fornecedor de serviços de saúde pode prescrever um diluidor do sangue para ajudar a impedir coágulos. É muito importante medir o efeito de um diluidor do sangue com este teste. A medicina deve manter o sangue apenas fino bastante para impedir coágulos. Se o sangue é demasiado fino, você pode sangrar demasiado facilmente.
O teste do tempo da protrombina pode igualmente ser feito se você tem o sangramento ou a coagulação anormal.
Qual a necessária preparação para o exame?
Você pode precisar de evitar tomar determinadas medicinas antes do teste porque puderam afetar o resultado da análise. Certificar-se que seu fornecedor de serviços de saúde sabe sobre todas as medicinas, ervas, ou suplementos que você tomar. Não parar algumas de suas medicinas regulares sem primeiramente consultar com seu fornecedor de serviços de saúde.
Se você está tomando o warfarin (Coumadin), ter quantidades diferentes da vitamina K em sua dieta de do dia a dia pode afetar seus resultados da análise e a dosagem de Coumadin que você precisa. Por exemplo, os vegetais verdes frondosos, tais como o espinafre, e os óleos tais como o óleo do canola e o óleo de feijão da soja, são alguns dos alimentos que têm quantidades elevadas da vitamina K. Se você está no warfarin, você deve comer uma dieta equilibrada saudável com uma quantidade mais ou menos idêntica da vitamina K cada dia. Seguir instruções do seu fornecedor de serviços de saúde para sua dieta.
Qual o Significado do Resultado?
A escala normal da pinta é 11 a 14 segundos. A escala normal pode variar ligeiramente do laboratório ao laboratório. As escalas normais são mostradas geralmente ao lado de seus resultados no relatório do laboratório.
Um valor da pinta mais altamente do que o normal significa que seu sangue está tomando mais por muito tempo do que usual para dar forma a um coágulo. Esta pinta prolongada pode acontecer se:
está tomando o warfarin.
tem a infeção hepática.
precisa mais vitamina K.
tem uma desordem de sangue herdada.
tem tido muito sangramento pesado recentemente.

O valor normal para a INR é 1.0
A INR é usada para ajustar a dose do warfarin. A INR desejada variará dependendo de que circunstância está sendo tratada.

8 comentários:

Connie Costa disse...

...gostava de saber aonde se pode fazer as analises PT/INR na parte norte de Portugal(Braga), vou em ferias do Canada, e procuro clinica ou hospital aonde se faz este tipo de analises...comecei no coumadin no dia 2 de Junho. alguem pode-me ajudar...obrigado

JoaoCruz disse...

Podes realizar este tipo de análises com uma simples colheita de sangue, para os diferentes tubos (Hemograma, Bioquimica e Estudo de Coagulação) em qualquer clinica indicada para o caso, ou mesmo no Hospital.

Anónimo disse...

Bom dia.
Fiz esse exame..Resultado 13.9 ou 100% INR: 0.97.
Estou fazendo tratamento de micoses nas unhas dos pés. Estava tomando um medicamento um vez por semana durante 2 meses, aí a minha médica dermatologista pediu para mim fazer esse exame para retornar com ela, vou passar dia 25/08. Mas gostaria de saber se isso é grave?

Unknown disse...

Com certeza não, os seu valores estão normais, dentro dos valores de referencias, tenho certeza de que não é nada.

TMOK disse...

FIZ UM EXAME TP E OS RESULTADOS FORAM

TEMPO DO PACIENTE- 38,8 S
ATIVIDADE PROTROMBINA - 22,0%
RELAÇÃO PACIENTE CONTROLE 2,56
INR - 3,25
QUERIA Q ME INFORMASSEM POR FAVOR DE UMA FORMA MAIS SIMPLES , O Q SIGNIFICA. URGENTE.
OBRIGADO

Anónimo disse...

ver:
http://lab-lamartine.pt/website/index.php?option=com_content&view=article&id=80&Itemid=121

TeIzInHa disse...

OLÁ BOM DIA!
MINHA IRMÃ ESTÁ TOMANDO MAREVAN E VAI PERMANECER TOMANDO PRA RESTO DA VIDA, SÓ QUE ELA ESTÁ SENTINDO DORES NA NUCA AO LEVANTAR-SE E O MEDICO ACHA QUE POSIVELMENTE O INR DELA ESTÁ ALTO. EXISTEM ALIMENTOS QUE POSAM AJUDAR A CONTROLAR?

Anónimo disse...

Tenho TVP,INR 1,48 esta boa?