terça-feira, 3 de março de 2009

O sindicalismo

Na nossa profissão, como em grande parte das outras, existe o Sindicato, dos Enfermeiros Portugueses. A sua actuação é de bastante relevância, muito importante na nossa honra e atitude enquanto profissão, uma profissão, com certo estatuto, com muita carga horária, com salários que deveriam ser melhores e com uma prospecção na carreira que simplesmente não existe.
Somos cerca de 56 000 enfermeiros em Portugal e só isso chega para actuarmos como um todo para atingir aquilo que realmente queremos. O Sindicato conta já com cerca de 20 000 sócios, o que os deve deixar extremamente contente, comparando com o numero de enfermeiros existentes, no entanto, a mim, enquanto finalista do curso, deixa-me muito triste a inércia, a incapacidade dos enfermeiros, profissionais que tanto gostam daquilo que fazem, nao serem nem terem uma veia reinvindicativa, capaz de mover tudo e todos, pois nao somos 20 nem 30 queixosos, somos "mais que muitos".
A dignidade, a postura, as regalias, os beneficios, enfim, temos todo o direito de gozar disso tudo, somos mal pagos, o nosso trabalho, as nossas competencias nao podem ser confundidas, nunca mais.
Pena que, enfim, muitos profissionais aceitem propostas indecentes, compreende-se, mas só se estão a "esborrachar na parede", o erro é tão grande que me revolta.

Lutem pelos vossos direitos, não fiquem à espera dos outros para lutar, eles não fazem tudo sozinhos. Nós somos muitos, nós enchiamos o Estádio da Luz caramba!

"Tudo que seja manifestação de rua, eles não gostam!" (frase que ouvi e que me deixou motivado) Vamos a eles, vamos ao Ministério rugir como loucos.

Sem comentários: