terça-feira, 7 de outubro de 2008

Farmácias e Administraçao de Vacinas


Tenho mesmo que fazer uma abordagem sobre este pertinente assunto, que me deixou deveras irritado e triste, mais uma vez, com a nossa ordem... A partir de certa data foi considerado legal os utentes das farmacias serem vacinados (atençao: vacinas fora do PNV) nas farmácias.

Acho isto um absurdo, uma vez que existem farmácias sem enfermeiros a administrar vacinas e aí quero ver quando acontecer alguma reacção anafiláctica a algum utente, o que irão eles fazer. Mas, claro que entra aqui mais uma vez o bom senso das pessoas, que tem-se mostrado um pouco equilibrado, no entanto ainda há pessoas que preferem pagar para ser vacinadas, nas farmácias, e depois vão às consultas e quase que têm uma síncope se lhes é pedido dinheiro, mas engraçado que no centro de Saúde nao pagam extremamente nada por serem vacinados. Não percebo, nao percebo mesmo o que isto vai ser, que caminho vai tomar.


A Enfermagem tem tudo para voltar ao que era, tudo, é preciso é iniciativa, palavra que custa entender a algumas pessoas.


1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tambem sou contra a administração de vacinas em farmácias, tal como o Ordem dos Enfermeiros veio a publico defender. No entanto acho que os Enfermeiros deviam pensar no seguinte: quem deu formação ao pessoal das farmácias foram Enfermeiros. Até quando vamos continuar a formar outros profissionais (sejam farmaceuticos, auxiliares de farmácia, auxiliares de acção médica...) para executarem actos de Enfermagem???