Muitos dos profissionais de saúde não sabem ou pouco sabem do verdadeiro significado de uma equipa multidisciplinar. Gostaria neste período obter algumas informações extra em relação ao objectivo/significado da equipa multidisciplinar. Torna-se cada vez mais uma necessidade perceber estes contextos, estas dinâmicas de trabalho, que segundo dados estatisticos, têm a sua elevada eficiência.
Já no curso ouvimos e é-nos incutida uma sensibilidade para o "todo" do doente/utente/cliente, isto é, uma visão holística do indivíduo. Numa perspectiva de cuidados permanentes, ou seja, num ambiente hospitalar ou similar, há a necessidade de abordar o individuo a todos os seus níveis, como por exemplo: estado nutricional, responsável pela nutricionista; processo de reabilitação funcional, responsável pela fisioterapeuta; incentivo à autonomia e cuidados de enfermagem, responsável pela equipa de enfermagem; o igual incentivo à autonomia nas AVD's, responsável pela equipa de auxiliares de accão médica; desenvolvimento das capacidades comunicacionais, da responsabilidade do terapeuta da fala; desenvolvimento da autonomia das AIVD's (Actividades Instrumentais de Vida Diárias), responsabilidade da terapeuta ocupacional.
É fácil perceber a necessidade da existência de uma equipa deste calibre, desta variedade de classes, necessárias para uma reabilitação do utente/doente/cliente.