quarta-feira, 5 de maio de 2010

Equipas multidisciplinares


Muitos dos profissionais de saúde não sabem ou pouco sabem do verdadeiro significado de uma equipa multidisciplinar. Gostaria neste período obter algumas informações extra em relação ao objectivo/significado da equipa multidisciplinar. Torna-se cada vez mais uma necessidade perceber estes contextos, estas dinâmicas de trabalho, que segundo dados estatisticos, têm a sua elevada eficiência.

Já no curso ouvimos e é-nos incutida uma sensibilidade para o "todo" do doente/utente/cliente, isto é, uma visão holística do indivíduo. Numa perspectiva de cuidados permanentes, ou seja, num ambiente hospitalar ou similar, há a necessidade de abordar o individuo a todos os seus níveis, como por exemplo: estado nutricional, responsável pela nutricionista; processo de reabilitação funcional, responsável pela fisioterapeuta; incentivo à autonomia e cuidados de enfermagem, responsável pela equipa de enfermagem; o igual incentivo à autonomia nas AVD's, responsável pela equipa de auxiliares de accão médica; desenvolvimento das capacidades comunicacionais, da responsabilidade do terapeuta da fala; desenvolvimento da autonomia das AIVD's (Actividades Instrumentais de Vida Diárias), responsabilidade da terapeuta ocupacional.



É fácil perceber a necessidade da existência de uma equipa deste calibre, desta variedade de classes, necessárias para uma reabilitação do utente/doente/cliente.

Enfermeiros ou técnicos? Eis a questão...

Quando falamos de saúde, isto é, no que toca à saúde as pessoas procuram sempre o caminho mais fácil mas também mais qualitário. Não entendem, nem aceitam que na sua hora, naquele momento em que precisam, o serviço seja com uma qualidade menor que a idela e fantástica.
Daí vai, que o INEM, decidiu substituir os profissionais de saúde (enfermeiros) no atendimento a chamadas de emergência. Eu sei, sim, eu sei que pode tornar-se contraditório, ou até roçar o cómico, mas sim, substituiram pelos técnicos. Até aqui tudo bem, pois as decisões vêm de cima, os maiorais, no entanto vamos acreditar que são mudanças para o melhor, mas acham que decisões como as da Emergência pré-hospitalar devem ou vão estar bem asseguradas pelos técnicos?? E não gostava que me respondessem técnicos e profissionais de saúde, mas sim, as próprias pessoas, que todos os dias chamam o 112, ou então aquele "idoso", que sozinho em casa decide ligar porque não consegue respirar e que sente que ao continuar assim irá morrer.
Aí sim, as pessoas vão começar a pensar nas vantagens de ter profissionais (com 4 anos de formação e mais alguns de experiência) no atendimento das chamadas deseperantes e aterrorizadoras dos portugueses.
Alguém dizia: "País de nobres ideias este..."