quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Violação no Parque de Estacionamento!!! Como é possível??

Hospital Amadora-Sintra: Estava ao telemóvel com a mãe na altura em que foi atacada
Enfermeira violada à saída do HospitalA mãe de ‘Sofia’ recorda um grito da filha ao telemóvel e a chamada caiu de repente. Aos 25 anos, a jovem enfermeira acabava de ser sequestrada ao entrar para o carro, dentro do parque dos funcionários do Hospital Amadora-Sintra. Não teve tempo para pedir socorro, às 22h30 de anteontem, e o pressentimento da mãe, que correu a telefonar para a polícia, não evitou as três horas de pesadelo que se seguiram. Foi agredida, roubada e violada numa mata.



Fique a saber todos os pormenores na edição de quinta-feira do jornal 'Correio da Manhã'.


Cobardes, parasitas da sociedade, desavergonhados e filhos da p...


Deixa-me assustado e receoso esta notícia.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Os truques dos Espertalhões" by Tânia Pereirinha, in Sábado


Excelente reportagem e uma boa síntese descritiva. Deleitei-me ao ler estes excrimínios de que os Portugueses são capazes. Trata-se do povo Português, um povo que se diz "civilizado" e "amado" por todos. É dificil nao gostar dos Portugueses, eu sei, mas muitos deles são espertalhões e cavalos de corrida. Achei ilustrativo e bastante real, espectacular o modo como as pessoas fazem esses desvios do normal funcionamento da vida.


APRENDI que a educação tem aqui um papel crucial, senão único. No Japão "são ensinados para serem bons cidadãos, jogarem em equipa e obedecerem a regras", enquanto que nos países industrializados a coisa cheira de maneira diferente.


Coisas horríveis e que se verificam. Adoro visualizar estas cenas e saber que as pessoas que o fazem sabem que estão a ser vistas, adoro o à vontade delas e o descaramento. Capacidade intrigante e por vezes vantajosa. Aqui ficam coisas que me deixaram de boca aberta, com o riso a querer surgir, quase cómico.


Lixo alimentar nas ruas e transportes públicos; ("oh, é publico mas eu para a próxima penso que já estará limpo")


Filas de espera, sim, filas de espera, onde os portugueses sao bastante respeitadores e glamorosos;


Respeito pelos lugares destinados a deficientes. Eu sei que pode soar um pouco a brutalidade, mas esses "deficientes" falsos deviam ter mesmo um lugar só para eles: o reservatório das sanitas públicas de Lisboa, para não referir outra cidade...


Condução em Português: "oh filho da p...; oh cabrão tu não vês; oh sua p... de merda, vê por onde andas; oh burra do c......, sai da frente". Adoro este Português, transcede-me e deixa-me com aquele sentimento de nostalgia, quando voltamos a casa depois de uns bons tempos fora dela.


A indiferença do gesto "oh deita para o chão, uma coisa tão pequena, que mal tem, não vamos agora andar à procura de lixo so para deitares isso fora! Tenho pressa!"

Cadeia ou um Hospital??

"Os hospitais ingleses são um lugar perigoso. Sobretudo para quem precisa de comer"
Estudo realizado por Investigadores da Universidade Bournemouth. Vi este artigo na "boa" revista Sábado, achei piada e ao mesmo tempo, irrisório e estupido.
Os doentes ingleses passam mais fome que os prisioneiros, os mal feitores e parasitas da sociedade, isto é inadmissivel e incoerente. Qual a justificação? Os doentes, coitados, não têm nem recebem qualquer assistência para se alimentarem. E na prisão a nutrição está regida e administrada segundo a opinião dos dietistas. Enfim, eu quero ir para a ilha! Ou para a prisão! Ou então receber o subsídio de desemprego já não fosse mau de todo.

domingo, 13 de setembro de 2009

Só?



"Apesar de terem aumentado para 153, o número de camas para cuidados paliativos existentes na rede pública de saúde, em Portugal, continua a ser insuficiente para superar as listas de espera. Segundo avança o Jornal de Notícias, o problema vai estar, hoje, em debate, em Lisboa, numa altura em que, segundo afirmou a coordenadora da Unidade de Missão para os Cuidados Intensivos Integrados (UMCCI), existem mais 82 camas desde o ano passado. O que, ainda assim, não impede que o número total continue aquém dos objectivos de extensão da rede a todo o país e Longe do objectivo de dotar os centros de saúde de equipas domiciliárias. Entretanto, especialistas na área reúnem-se hoje no Hospital da Luz, em Lisboa, para debater o estado do sector e reflectir sobre os aspectos éticos ligados ao acompanhamento do doente em final de vida, nomeadamente, sobre a eutanásia, a sedação paliativa e a chamada futilidade terapêutica. O JN refere ainda que, só no sistema público, estão actualmente em funcionamento 13 equipas intra-hospitalares de suporte em cuidados paliativos e 12 equipas de cuidados continuados integrados (com competência em paliativos) espalhadas pelo país, sendo as regiões do Alentejo, Lisboa e Porto aquelas com maior cobertura."


Como é possivel isto acontecer num país que se diz actualizado e europeu. Estamos na cauda da Europa em relação a este tipo de cuidados. Apesar de o nosso sistema de saúde ser um dos mais bem posicionados, ainda existem aspectos em que não se podem falhar, nem facilitar deste modo. Apenas um aumento de 82 camas num período de 1 ano. INSIGNIFICANTE NÚMERO.

A população está à espera de mais, as listas de espera não diminuem, pelo contrário, aumentam a cada ano que passa e todos querem uma solução, a curto/médio prazo, tem de haver condições para receberem a grande quantidade de doentes que aguardam ansiosamente a resolução dos seus problemas. Trata-se de um ciclo, isto é, não é só o doente que é afectado e prejudicado, aliás, todos os acompanhantes do doente são afectados, pois a interligação entre eles é inevitável. Um ciclo social, uma família em desespero, várias vidas alteradas e acima de tudo o DOENTE, que merece melhores cuidados.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Boas capacidades de resposta.


Tudo tem servido para criticar as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde, tudo tem apontado o dedo de forma incriminatória a este conjunto de pessoas que tudo estão a fazer para que a "pandemia" a que estamos a assistir nao se abata escuramente em Portugal. Aliás, acho incrivel a contestação visto que para já as acções têm sido de uma eficácia implacável. 2000 casos ou já superior a isso, nao interessa contar os casos por dia, interessa sim, agora, estabelecer estratégias, já estabelecidas, o tratamento e a profilaxia.
Tratamento é muito complexo, porque as pessoas estão assustadas, amedrontadas com o facto de poderem morrer ou serem afectadas pelo vírus da gripe. A profilaxia írá chegar, a seu tempo.


Então o que falta?

Conhecimento acima de tudo. O desconhecimento da população é inaceitável, existe de facto uma inércia de ambas as partes. Tanto da população, que não quer saber como das instituições de saúde que não explicam. Mas o cliente/utente tem de ser responsável pela sua saúde.


Grande simplicidade e encontra-se muito esclarecedor o site da Gripe na Direcção Geral da Saúde. O microsite da Gripe, leiam e tentem aprender algo. Todas as técnicas de profilaxia, de prevenção do alastramento do vírus.



Continuando a falar de gripe...

Finalmente! Quer dizer, até tive bastante sorte! Sorte em arranjar um emprego com remuneração até bastante motivadora assim tão rápido. A grande Lisboa está agora pronta para receber mais uns quantos Enfermeiros. A primeira semana foi um "correrio" autêntico, não parei. Mas agora com casa já pronta a aturar as minhas "não arrumações" tudo fica mais fácil. Linha de Cuidados de Saúde - Saúde 24.



YEESSSS