sábado, 28 de fevereiro de 2009

O último passo...

Vai começar em Março deste ano, o meu último passo, o último estágio, o de integração à vida Profissional. A ansiedade revela-se, nasce de baixo para cima, sinto-me na expectativa.
O serviço que me foi atribuido, o de Cardiologia, um pouco puxado, mas a vontade de estudar e desenvolver capacidades nessa área é enorme. Venha daí o início.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cuidado com o Oxigênio nos Recém-Nascidos

Um estudo relevante, muito mesmo, o uso de Oxigénio indevido pode causar sequelas graves, que se tornam, ainda mais graves quando falamos de RN. Achei muito interessante e decidi colocar algumas citações e excertos do texto...

"Quando estamos falando em incerteza, é porque há 50 anos discutimos quanto dá e de que forma administrar o oxigênio. Claro que há 50 anos atrás ninguém imaginava que um bebê de 480g fosse sobreviver. Quase todo o nosso conhecimento é dirigido para crianças maiores."

Em 1956, estudo controlado americano de Kinsey VE (
Retrolental fibroplasia;cooperative study of retrolental fibroplasia and the use of oxygen. Arch Ophthalmol1956; 56:481-543) comprovou que a cegueira observada durante todos estes anos era devido ao uso do oxigênio. Este estudo mudou drasticamente toda a prática do uso de O2 há 50 anos.

Importante - "um conceito que as pessoas tem que estar na cabeça: a saturação é uma medida que avalia o quanto a hemoglobina está saturada de oxigénio e isto não se traduz com uma determinada PaO2 arterial."

Uma questão: Devemos ressuscitar o RN com ar ou com oxigénio?

Eles verificaram que a reanimação com ar (21%) levou a uma recuperação mais rápida da frequência cardíaca, necessitou menos reanimação com ambú e máscara do que a reanimação com o uso de 100% de oxigénio.Quando se dá muito oxigénio a um RN para que a sua PaO2 vá a 60-80mmHg, é importante lembrar que este RN foi criança que dentro do útero tinha uma PaO2 de 20mmHg. Quando se dá 100%, a PaO2 do bebê pode ir a 400mmHg e o que ocorre é a libertação de radicais livres. Têm muitos estudos evidenciado aumento de marcadores de radicais livres circulantes nestes pacientes.
Os autores evidenciaram que o crescimento somático com o uso do ar e com o uso de oxigênio a 100% foi basicamente o mesmo, sem diferenças quanto ao desenvolvimento neurológico (sentar, andar). Assim, não há nenhum problema em reanimar estes RN com ar! Não houve vantagens, mas fundamentalmente os primeiros trabalhos evidenciaram não haver efeitos adversos com a reanimação com ar. Assim, a reanimação com ar ambiente parece ser seguro e eficiente.

"Estamos tentando fazer um consenso do que existe na literatura: 84%, 86%, 92% ou 96%? Vou voltar a falar para vocês o que é a saturação de oxigénio. Sei que todos sabem, mas é importante frisar este conceito. É a quantidade de oxigénio que está preso na hemoglobina que será entregue ou não aos tecidos. Tem muitos cardiopatas sem problemas que vocês já observaram com uma saturação de 60-70% de saturação. Eles conseguem realizar todos os processos metabólico com uma saturação mais baixa. Todos nós já presenciamos RN com saturação de 75%-80%-85% e não morrem, porque aquela quantidade de O2 que esta sendo entregue aos tecidos está sendo suficiente para mantê-lo vivo. Assim, repensamos isto. Não estamos mais no 96-98%."

Mais estudos existem, todos apoiando sempre a temática desenvolvida...interessante e polémico o assunto.

Perguntas relevantes no colesterol...

Algumas das questões que nos colocam e que para não nos "embabacarmos" temos que ter na ponta da língua...

AS PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS TAMBÉM DEVEM PREOCUPAR-SE EM BAIXAR OS SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL?


Segundo o National Heart, Lung, and Blood Institute (US) a resposta é SIM. Nos E.U.A. os mais velhos são precisamente aqueles que registam uma maior incidência de doenças cardíacas, pelo que vão beneficiar com uma diminuição dos níveis de colesterol. Foi já comprovado que a redução do colesterol está associada a uma redução do risco de acidentes vasculares cerebrais. Os idosos que não sofrem de doença coronária podem diminuir esse risco mantendo o colesterol num nível baixo.

PODERÁ O COLESTEROL ELEVADO SER UM PROBLEMA GENÉTICO?

Sim. Os genes têm influência na percentagem de LDL-colesterol pelo facto de determinarem a rapidez com que este se forma e se elimina no sangue. Um tipo específico de colesterol elevado com características hereditárias e que afecta 1 em 500 pessoas é a hipercolesterolemia familiar, sendo frequentemente a causa de doença cardíaca. Mesmo que não tenha um tipo genético específico de colesterol elevado, os genes serão sempre um aspecto a ter em conta no que se refere aos níveis de LDL-colesterol.

http://www.medped.org/

NO CASO DAS MULHERES, OS NÍVEIS DE COLESTEROL PODEM SER INFLUENCIADOS PELA MENOPAUSA?

Sim. Antes da menopausa, as mulheres apresentam, normalmente, níveis de colesterol total inferiores aos dos homens com a mesma idade. À medida que ambos vão envelhecendo, os níveis de colesterol no sangue aumentam até aos 60 - 65 anos. Nas mulheres, é frequente verificar-se que a menopausa tem como consequência um aumento dos níveis do LDL-colesterol e uma diminuição dos níveis do HDL-colesterol. É por isso que após os 50 anos as mulheres passam a ter, geralmente, níveis de colesterol total superiores aos dos homens com a mesma idade.

O STRESS TAMBÉM PODE AFECTAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL?

O termo "stress" designa o estado resultante da resposta de um indivíduo a factores de natureza física, química, emocional ou ambiental. Tanto pode significar um esforço físico, como uma pressão psicológica. Cada pessoa sente o stress de maneira diferente e reage de formas igualmente diferentes.

O stress pode levar a um aumento do colesterol na medida em que exerce a sua influência sobre os hábitos de um indivíduo. Algumas pessoas procuram confortar-se, durante períodos de maior stress, com uma alimentação excessiva ou à base de alimentos mais ricos em gorduras ou fumando. São os teores de gorduras saturadas e de colesterol contidos nestes alimentos que contribuem para um colesterol elevado, e não o stress.

QUAIS OS EFEITOS DA DIABETES SOBRE O COLESTEROL?

Ter diabetes constitui um importante factor de risco para a doença cardíaca. Uma vez que o risco de um diabético poder ter um ataque cardíaco é tão elevado como o risco de um indivíduo que já sofra de doença cardíaca, os limites para o LDL-colesterol e os tratamentos para baixar o colesterol são basicamente os mesmos para ambos.

É comum verificar-se que os diabéticos têm níveis elevados de triglicéridos e níveis baixos de HDL. Uma vez controlado o nível de LDL, dever-se-à permanecer atento aos níveis elevados de triglicéridos e aos níveis baixos de HDL.

Quase no fim do túnel...

Mais uma etapa ultrapassada, depois da apresentação do projecto de Investigação só falta mesmo o estágio de Integração à vida Profissional, para o fim desta grande jornada da vida...

Uns 4 anos que passaram à velocidade da luz, que me deixam contente, orgulhoso e motivado para o mundo, se bem que hoje em dia a motivação não é lá muita, mas há sempre alguma, tal como a esperança. A nova etapa começa já em Julho, temos que combater, lutar por Enfermagem, colocar a profissao no lugar merecido e que sempre nos deu e dá orgulho...

Muito conhecimento transmitido, amizades, músicas, filmes, festas, enfim, tudo um leque de coisas novas nestes 4 anos...Culturalmente e Tecnico-Cientificamente achei crucial em relação à minha realização pessoal.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os bombeiros, profissionais mais competentes...


Aí está um estudo que me deixou contente, radiante e explosivo...


Segundo a Reader's Digest os Portugueses confiam cegamente nos bombeiros


Os bombeiros são os profissionais que mais confiança inspiram aos portugueses, ao contrário dos políticos, que conquistam apenas uma em cada 100 pessoas, segundo um estudo feito a mais de 10.500 assinantes da revista Reader's Digest.


O estudo, feito anualmente desde 2000, avalia as marcas e profissões em que as populações de 16 países europeus mais confiam e tem uma margem de erro de 3,4 por cento.
De acordo com as conclusões do «European Trusted Brands 2009», os bombeiros, os pilotos de aviação e os farmacêuticos são as profissões mais confiáveis, conquistando todas mais de 9 em cada 10 portugueses.


No pólo oposto encontram-se os políticos, que mereceram a confiança de 1 em cada 100 inquiridos e os vendedores de automóveis, em quem confiam 10 em cada 100 portugueses.
Da lista das profissões menos confiáveis constam ainda os jogadores de futebol (com 15 por cento), os líderes sindicais (com 17 por cento) e os advogados, que conquistam quase um quarto (24 por cento) dos portugueses.


Ao contrário das profissões ligadas à Saúde (farmacêuticos, enfermeiros e médicos), tidas como das mais confiáveis - assentando nas terceira, quarta e quinta posições da lista -, os ofícios ligados à Justiça são vistos com desconfiança.

Além dos advogados, que ocupam a 15ª posição de uma lista de 20, também os juízes se situam entre os menos confiáveis (13º) e até os polícias não passam do oitavo lugar, com apenas 64 em cada 100 a confiarem na profissão.

Exactamente a meio da lista, no 10º lugar, ficam os padres, com metade dos inquiridos a dar-lhes crédito, atrás dos meteorologistas (62 por cento), dos professores (81 por cento) e dos agricultores (83).

Os padres ficaram, no entanto, à frente de taxistas (43 por cento) e de jornalistas (36 por cento).

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Oxazepam...ta tudo aqui!

Oxazepam (Serenal)
Apresentação
Comprimido

Indicações terapêuticas
Anticonvulsivante e ansiolitico, Psicoses agudas ou crónicas, quando acompanhadas de agitação psicomotora.
Reacções adversas
SNC: sonolência, ataxia, movimentos anormais dos olhos, afonia, movimentos
coreiformes, coma, diplopia, disartria, disdiadococinesia, aparência de olho-vítreo,
enxaqueca, hemiparesia, hipotonia, nistagmo, depressão respiratória, fala mal
articulada, tremor, vertigem.

Contra-indicações
Não deve ser usado por utentes com história de sensibilidade às benzodiazepinas, nem
em utentes com evidência significativa clínica ou bioquímica de doenças hepáticas.
Pode ser usado em utentes com glaucoma de ângulo aberto quando estão recebendo
terapia apropriada, mas é contra-indicado em glaucoma agudo de ângulo fechado.
Cuidados de enfermagem
Considerando que Rivotril® causa depressão do SNC, os utentes que estão recebendo
este fármaco devem ser advertidos quanto a não realizarem ocupações perigosas que
requerem agilidade mental, como operar máquinas ou dirigir veículos;
Também devem ser advertidos sobre o uso concomitante de álcool ou outras drogas
depressoras do SNC durante a terapia com Rivotril®.

Prevenção de Tétano neonatal e do puerpério.

A prevenção deve ser realizada muito antes da gravidez e da sua decisão.


É desejável que cada mulher receba, pelo menos, 5 doses de toxóide tetânico antes de engravidar, independentemente de se tratar da forma monovalente ou combinada da vacina, sendo que um dos reforços deve ser feito no início da idade fértil (situação normal quando se cumpre o PNV). Cada contacto com os profissionais de saúde é uma oportunidade de vacinação que não deve ser perdida.


A decisão de vacinar contra o tétano durante a gravidez, assim como o número de doses a administrar, deve basear-se no número total de doses de toxóide tetânico recebidas durante toda a vida da grávida - independentemente de se tratar da forma monovalente ou combinada da vacina - e no número de anos decorridos desde a última dose. A vacina a utilizar é a Td.


É desejável que uma mulher não vacinada na infância/adolescência seja vacinada com um mínimo de 5 doses de toxóide tetânico durante a idade fértil.

E não esquecer que a vacina VASPR está contra-indicada durante a gravidez. No entanto, não é necessário apresentar um teste de gravidez negativo para efectuar a vacinação com a VASPR.