terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dicionário de Palavras dificéis

Aerocolia - Presença de gases no cólon. Combate-se com carvão vegetal.

Odinofagia - semelhante a disfagia, dor na deglutição de alimentos.

Pós - pandrial - Período após as refeições, que inicia a digestão.

Doença Arterial Periférica - DAP

Sempre me interessei por este tema, bastante, ainda, desconhecido pelos nossos lados, no entanto achei pertinente colocar aqui alguns pontos interessantes que visualizei e aprendi atentamente numa entrevista do Dr. Professor Luis Mendes Pedro.


É nos membros que a doença aterosclerótica acontece com mais frequencia, geralmente muito assintomática, apenas pequenos sub-grupos desenvolvem sintomas de dor isquémica em repouso. "Portadores da DAP têm cerca de 20 % de possibilidades de sofrerem AVC ou EAM"... Nestes torna-se urgente a intervenção médica para assim tentarmos diminuir os factores de risco e incluir a medicação apropriada.


Vários estudos têm sido feitos, no entanto falta em Portugal pernas, muitas pernas para andar, com erste assunto, que se torna desconhecido no nosso meio.


Apesar das complicações mais frequentes (AVC E EAM) nao devemos nunca esquecer o envolvimento das artérias renais e esplénicas, onde a doença é "menos frequente, mas com manifestações clinicas evidentes".

De facto, a história clinica, para além de informação sobre factores de risco e sintomas de doenças noutros territórios, deve incluir a pesquisa de claudicação intermitente, dor, cansaço ou sensação de peso em grupos musculares dos Membros Inferiores. Parestesias e impotência funcional do membro podem acompanhar a claudicação.


"Às tradicionais abordagens segmentares da doença, frequentemente através da intervenção cirúrgica... são actualmente muito relevantes o controle activo de factores de risco e a prevenção farmacológica da aterosclerose".


A presença de pulsos nos membros inferiores nem sempre exclui de forma absoluta a presença de DAP (Pressão Tornozelo - Braço). "Os doentes com DAP sintomática devem ser medicados com estatinas no sentido de obter controlo sobre os niveis de colesterol e também pelas propriedades pleiotrópicas daqueles fármacos que parecem reduzir as placas de ateroma".

O trabalho de investigação que continue... Devemos mudar algumas tradicionais abordagens, para uma maior eficiência.